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Arquitetos: FR-EE / Fernando Romero Enterprise
- Área: 740 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Camila Cossio
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Fabricantes: Herman Miller, AutoCAD, BLUDOT, BO CONCEPT, Breuer Studio, Comex, Corev, David Pompa, Design Within Reach, Domus Design, Fraga, Home Depot, La Metropolitana, Mola MX, Panel Rey, RS Barcelona, SketchUp, Studio Roca, Tekno-Step, Trouvé 1st, +2
Descrição enviada pela equipe de projeto. O grupo de luxo global Kering gerencia o desenvolvimento de uma série de renomadas casas de moda, artigos de couro, jóias e relógios: Gucci, Saint Laurent, Bottega Veneta, Balenciaga, Alexander McQueen, Brioni, Boucheron, Pomellato, DoDo, Qeelin, Ulysse. Nardin, Girard-Perregaux e Kering Eyewear. Ao colocar a criatividade no centro de sua estratégia, a empresa permite que suas marcas estabeleçam novos limites em termos de sua expressão criativa, ao mesmo tempo em que cria o luxo do amanhã de forma sustentável e responsável.
O projeto foi encabeçado por fr · ee Fernando Romero Enterprise, um escritório global de arquitetura e desenho industrial fundado por Fernando Romero, cujo compromisso de traduzir contextos históricos, sociais, econômicos e ambientais em destinos urbanos contemporâneos tem tido um impacto positivo nas cidades e comunidades.
O objetivo era criar um espaço dinâmico e calmo, garantindo o conforto, a segurança e o bem-estar dos funcionários. Tendo em mente o conforto térmico, luminoso e acústico, o edifício recebe iluminação natural por todos os lados, ilustrando o compromisso da Kering com um ambiente de trabalho mais saudável.
O edifício se organiza em dois pavimentos e é articulado por uma escada escultórica helicoidal, que serve como um elemento focal que pode ser visto de qualquer lugar do escritório. As divisórias internas dos escritórios foram feitas em vidro transparente e curvo nas quinas, criando um contraste dinâmico e ousado com o interior neutro. Os materiais escolhidos incluem madeira, concreto e vidro, e a paleta de cores é baseada em uma abordagem suave e natural: preto, branco, cinza e bege. O estilo minimalista e monocromático do escritório acolhe funcionários e visitantes em um espaço dinâmico e aberto.
O conceito foi projetado pelo Diretor da Kering Americas Laurent Claquin, cuja visão minimalista e sóbria de materiais puros funcionou como foco de projeto. A equipe queria ter um espaço onde seus funcionários pudessem trabalhar à vontade, com muita luz, mas também oferecendo momentos de privacidade. O principal objetivo era conseguir o máximo de conforto para a equipe que trabalha nos escritórios, levando em conta o conforto térmico, luminoso e acústico.
Nosso objetivo era criar um lugar que captasse a essência do luxo e da exclusividade que caracterizam as marcas da Kering, e o fizemos desenvolvendo uma proposta arquitetônica atemporal, elegante e sustentável. - Arquiteto Fernando Romero.
Muitos dos materiais utilizados no projeto são do México: pedra "Recinto", que é uma pedra vulcânica de uma região próxima à Cidade do México, acabamento "Chukum" nas paredes - o "Chukum" vem da casca de uma árvore que pode ser encontrada em Yucatan, e esta técnica teve origem na cultura Maia.
Além disso, a maior parte da decoração, como o mobiliário, foi criada por artesãos e designers mexicanos como Mola, Fraga, La Metropolitana, Veta, entre outros.
Com a sustentabilidade no centro do compromisso da Kering, os escritórios foram projetados para a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Gold, um programa de certificação de edifícios verdes utilizado em todo o mundo. Recirculação de ar, acabamentos, adesivos e selantes, isolamento acústico interno, sistemas de ventilação, vistas externas e códigos de iluminação são alguns dos aspectos que foram considerados no projeto para obter a certificação.
No índice Corporate Knights Global 100 deste ano, a Kering ficou em primeiro lugar na categoria Varejo de Vestuário e Acessórios por seu desempenho de sustentabilidade em 2020 e foi o único grupo de luxo no ranking. O Grupo também ficou em sétimo lugar entre as 100 maiores empresas de todos os setores. Esta conquista foi seguida pelo lançamento do Índice de Sustentabilidade BoF, que colocou a empresa em primeiro lugar e nomeou o Grupo como a Empresa de Moda Mais Sustentável.
O produto final é um projeto muito elegante, sóbrio e sofisticado, com cores neutras e a simplicidade das linhas junto com sua certificação LEED Gold se encaixa perfeitamente na política da Kering: "Luxo e sustentabilidade são a mesma coisa".